Dando Vida à Arte
Passos da Animação 3D
Ideal
A arte de nossas animações provém não só da tecnologia utilizada, mas do esforço em conjunto, sempre buscando inspiração no respeito a todos e sendo o objetivo final transmitir ao público toda a alegria fruto desta união e todo o entendimento e beleza existentes na obra.
Criação dos Personagens
Paralelamente, são criados os personagens. Desenhos dos mais diversos que buscam a fisionomia final do personagem com todos os seus elementos. São elaborados os cenários e as cores que queremos dar ao projeto.
Rigging
A partir daí criamos os rigs, isto é, os esqueletos que permitirão os movimentos dos personagens de acordo com sua estrutura e ação na história.
Cabelos e Pelos
Uma parte interessante é a criação dos cabelos e pelos de animais. É nesta fase que estabelecemos o volume, espessura, brilho, penteado e disponibilidade de movimentação.
Renderização
A renderização é responsável por definir a resolução final, fazendo um tratamento digital que transforma todos quadros de produção para a pós-produção, com cores. texturas, sombras e pontos de iluminação. Esta etapa consome uma grande quantidade de recursos dos processadores, exigindo uma grande capacidade computacional.
História e Roteiro
O ponto inicial de uma animação é conversar. Aqui conversamos muito e falamos a respeito dos ideais que queremos passar na animação. A partir daí vamos criando aos poucos a história, as personalidades dos personagens e construindo o roteiro.
Modelagem 3D
Com estes elementos definidos vamos à modelagem 3D dos personagens, figurino, adereços, cenário e tudo mais. Sempre atentos aos mínimos detalhes e com um item indispensável: inspiração.
Layout
Este departamento é responsável por transmitir as ações estabelecidas no “storyboard” para o mundo 3D. É onde se vê a sequência, sentindo por exemplo seu fluxo com cortes de cena e estilos de filmagem.
Iluminação
Nesta fase todo senso artístico é necessário para adicionar e controlar a iluminação. O brilho das cores, os ambientes e horários ganham mais vida e beleza e serão realçados conforme a emoção do filme.
Edição
O trabalho de edição consiste em revisar as cenas, cortar algumas, revisar os diálogos e inserí-los ao filme, bem como os efeitos sonoros, a trilha sonora e mais revisão e outros cortes.
Storyboard
Depois de todo este trabalho, fazemos o “storyboard”, desenhos sequenciais que irão definir as tomadas de câmera e as atitudes dos personagens.
Texturas e Materiais
Todos os objetos que compõem uma animação 3D possuem um material e/ou textura. É o que deixa um tronco de árvore 3D com aspecto de um tronco de árvore real, os olhos brilhantes e coloridos, a pele com aparência de pele, e os demais elementos com materiais diversos, como metal brilhante ou fosco, plástico, vidro…
Animação
Nos filmes animados, as gravações dos diálogos são feitas antes de começar a animação. Com as vozes prontas, o trabalho da animação 3D começa com toda energia para dar vida aos personagens. É neste processo que, usando inumeráveis controles de movimento, o animador desenvolve toda a ação dos personagens, incluindo suas expressões faciais, como sorrir e piscar de olhos.
Composição e VFX
É nesta etapa que são colocados todos os efeitos como fumaça, fogo, chuva, neve, explosões… O fator de impulsão, vamos dizer assim, é a observação da beleza da natureza. Sabe quando chove fino e você vê as gotas em meio à luz de um poste? Pois são estes e outros momentos que inspiram os criadores de efeitos visuais e os fazem querer transmitir esta sensação através do filme.
Correção de Cores
Chega a hora de tratar as imagens adicionando e melhorando as cores e iluminações, seja para realçar a intensidade ou para alterar o clima de uma cena. Chegando ao aspecto final em que o público desfruta de todo este trabalho.
6 Núcleos na RenderFarm
Os benefícios imbatíveis dos múltiplos núcleos de processamento oferecem à Workstation e à RenderFarm de BaloOm Estúdios alto desempenho multitarefa e uso eficiente de energia, contribuindo com a proposta de uso consciente dos recursos naturais, possibilitando mais produtividade, estabilidade no fluxo de trabalho e agilidade à exigente tarefa de renderização em múltiplos passes, gerando imagens 32bit e altíssimas resoluções, garantindo a entrega dos serviços dentro do prazo determinado.
A Força da GPU
Em BaloOm Estúdios utilizamos o conjunto de recursos ultra-avançados da Quadro® FX 5800, que fornece as ferramentas adequadas para produção de resultados tão impressionantes que chegam a ultrapassar os limites do 3D tradicional. Esta capacidade de supercomputação, com gráficos de alta performance, dá aos artistas liberdade para criação e realização de projetos complexos como VFX, simulações, multidão 3D e outros.
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